AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO A RESPEITO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM UMA AMOSTRAGEM DE USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU-PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2070Resumo
RESUMO
Introdução: O medicamento genérico é considerado um produto confiável e que atende aos padrões de qualidade exigidos, já que deve apresentar todas as condições exigidas, conforme legislação específica, para que seja considerado semelhante ao medicamento de referência, semelhanças essas no que se refere à biodisponibilidade e bioequivalência. Objetivo: avaliar o nível de conhecimento, percepções e aceitabilidade de utilização dos medicamentos genéricos entre usuários de medicamentos leigos. Materiais e Métodos: O estudo compreendeu a aplicação de um questionário em uma amostragem de 100 indivíduos, com idade entre 18 e 80 anos, realizada em uma farmácia do município de São Miguel do Iguaçu – Paraná. Resultados: Observou-se que 99% dos entrevistados fazem o uso do medicamento genérico e que 83% acreditam que o genérico apresenta a mesma qualidade do medicamento de marca. Com relação à identificação desse medicamento, 89% identificam o genérico pelas características da embalagem, sendo 67% pela letra “G” na embalagem, 22% pela tarja amarela e 11% pelo nome do princípio ativo. Os meios de informação desse medicamento, assim como o profissional que mais indica o genérico, com maior prevalência foi o profissional farmacêutico (66% e 43%, respectivamente). Conclusão: O fator que mais influencia a escolha pelo medicamento genérico no momento da compra foi o preço, sendo que, quando o medicamento genérico apresenta o mesmo valor do medicamento de marca, a opção se faz pelo último. Um fato relevante citado pelos entrevistados foi à confiabilidade no profissional farmacêutico em praticar a orientação e passar a informação correta, influenciando na decisão final do consumidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.