AVALIAÇÃO SOBRE O ARMAZENAMENTO DA INSULINA EM UMA AMOSTRAGEM DE USUÁRIOS

Authors

  • Marcelo Koch
  • Matheus Pereira Marin
  • Odair Antonio Trindade
  • Rafaela Dal Piva CESUFOZ

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2050

Abstract

Introdução: O diabetes mellitus é uma doença crônica que apresenta como principal manifestação a hiperglicemia contínua ou intermitente pela deficiência da produção e/ou ação da insulina. O diabetes mellitus se classifica basicamente em tipo 1 e tipo 2, sendo que no primeiro há ausência de insulina fazendo com que o portador dependa de insulina exógena. Por se tratar de uma proteína, a insulina requer de alguns cuidados no seu armazenamento para que não haja diminuição ou perda de sua atividade biológica, comprometendo assim o tratamento. Objetivo: Verificar se o armazenamento da insulina está sendo feito de maneira correta por parte de usuários de insulina exógena em uma determinada amostragem. Materiais e Métodos: Foi realizada uma entrevista com aplicação de questionário com 100 pacientes voluntários de ambos os sexos, com idades entre 20 e 80 anos, usuários de insulina e cadastrados no Sistema Federal do Programa Farmácia Popular ou que possuíam cadastro no estabelecimento em que a pesquisa foi realizada.

Resultados: Verificou-se que 70% dos participantes não armazenam corretamente a insulina. Desses, 64% são pessoas com idade entre 50 e 80 anos e que desconhecem sobre o correto armazenamento da insulina. Os 36% restantes, são pessoas na faixa etária de 20 – 50 anos. Conclusão: O elevado número de usuários que não armazenam a insulina de forma correta pode estar comprometendo o tratamento desses pacientes. Ainda, destaca-se a importância da atenção farmacêutica na dispensação da insulina pois ficou claro o desconhecimento desses pacientes quanto à importância da correta conservação desse produto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-03-2019

How to Cite

Koch, M., Pereira Marin, M., Trindade, O. A., & Dal Piva, R. (2019). AVALIAÇÃO SOBRE O ARMAZENAMENTO DA INSULINA EM UMA AMOSTRAGEM DE USUÁRIOS. Revista Uningá, 56(1), 17–25. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2050

Issue

Section

Health Sciences