AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2059Palavras-chave:
Alimentação Escolar., Desperdício de Alimentos., Desenvolvimento Sustentável.Resumo
A infância é a fase da vida em que o indivíduo define seu comportamento alimentar. Hábitos de vida saudáveis e alimentação saudável são fatores determinantes para a saúde do ser humano. A escola, através de seu potencial educativo, é o espaço ideal para ações de educação nutricional e saúde. A alimentação ofertada pelas instituições de ensino tem como objetivo oferecer refeições nutricionalmente adequadas. A avaliação do desperdício de alimentos é um fator de identificação da qualidade e aceitabilidade das refeições servidas, desta forma, quando os índices de desperdícios são elevados são considerados indicativos de erros no processo de produção e distribuição de alimentos. A importância da correção deste problema deve-se ao desenvolvimento sustentável, que se baseia em suprir as necessidades da população sem prejudicar as gerações futuras. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o desperdício de alimentos em uma instituição de ensino a fim de averiguar possíveis causas e formas de controle do desperdício de alimentos. Foram pesados os alimentos rejeitados no almoço, pelos estudantes, no período de um mês. A partir da análise de dados identificou-se como possíveis causas de desperdício falhas no planejamento, produção e porcionamento das refeições e qualidade sensorial das mesmas. A porcentagem de desperdício encontrada é superior à recomendada (2 a 5%) (VOZ, 2006), indicando falhas na produção de alimentos. Com base nestas causas foram realizadas ações de correção do problema, tais como adequação do planejamento, do cardápio e do porcionamento das refeições, bem como ações educativas com os servidores, professores e alunos.
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