RELAÇÃO ENTRE INCIDÊNCIA ENTOMOLÓGICA E NOTIFICAÇÕES DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM HUMANOS NO PERÍODO DE 2010 A 2015, EM SÃO LUÍS – MA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.53.eUJ1412Resumo
A Leishmaniose Visceral é uma doença zoonótica de transmissão vetorial, sendo considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um importante problema de saúde pública mundial. Devido à gravidade da epidemia, o objetivo do trabalho foi analisar de modo comparativo os casos notificados em seres humanos e a incidência do mosquito transmissor nas áreas urbanas, periurbanas e rurais da cidade de São Luís, do Estado do Maranhão, no período de 2010 a 2015. Foram coletados dados entomológicos disponíveis no LACEN-MA e notificações do diagnóstico humano utilizando o programa DATASUS, relacionando o aumento dos vetores infectados com os diagnósticos da doença sistêmica. A pesquisa revelou maior incidência em homens (62,60%) e notificações na Zona Urbana (50,6%). As espécies de flebotomíneos encontradas em 38 bairros foram L. longipalpis (97,3%), como o principal vetor, L. evandroi (76,6%), L. whitmani (71,0%) e L. flaviscutellata (28,9%).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.