AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.51.eUJ1343Resumo
Para promover hábitos e atitudes de vida saudável entre a
comunidade é necessário construir conhecimentos por
meio de programas de educação em saúde e a escola é um
importante espaço para o desenvolvimento destas atividades.
Ao se implementar um programa de educação em
saúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processo
de como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estrutura
para futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,
investigamos a opinião dos professores que presenciaram
e participaram de atividades educativas sobre parasitoses
intestinais realizadas numa Escola Municipal de
Ensino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.
Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratar
a perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cinco
professores que participaram das atividades educativas
sobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,
ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,
foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foi
submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da
EERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostram
que o programa educativo foi elaborado e implementado
de forma adequada e surtiu um efeito positivo
sobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos.
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