SEMÁFORO NUTRICIONAL: PROPOSTA EDUCATIVA PARA COMPREENSÃO DE RÓTULOS DE ALIMENTOS

Autores

  • CAMILLA SOTO NATER
  • REGINA MARIA FERREIRA LANG
  • CESAR AUGUSTO TACONELI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.50.eUJ1317

Resumo

Proposta educacional denominada “Semáforo Nutricional” foi desenvolvida para facilitar leitura dos rótulos, contribuindo na escolha dos alimentos componentes da dieta. Foi aplicada a usuários do Armazém da Família (Regional Matriz), situado no município de Curitiba, espelhada no “Traffic Light Labeling”, primeiro modelo desenvolvido pela Food Standards Agency no ano de 2008. A amostra foi submetida a questionário contendo dados de identificação e quatro perguntas fechadas relacionadas à compreensão do método. Todas as análises foram realizadas com software estatístico R (R Development Core Team, 2011), sendo aplicados métodos descritivos e inferenciais. A efetividade da proposta foi quantificada por meio de proporções amostrais de respostas positivas, acompanhadas dos respectivos intervalos de confiança. Para avaliar possíveis associações entre efetividade da proposta e características pessoais como sexo, idade e escolaridade, bem como a homogeneidade de idade e nível de escolaridade nas amostras de homens e mulheres, utilizou-se teste qui-quadrado. Apenas o sexo dos participantes apresentou associação com relação à efetividade da proposta, não sendo verificada associação quanto à idade ou à escolaridade dos indivíduos. Assim, há indícios de que os participantes foram atingidos de forma homogênea pela proposta, evidenciando a eficácia da aplicação da ferramenta educacional, além do entendimento e aceitação do método.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

NATER, C. S., LANG, R. M. F., & TACONELI, C. A. (2016). SEMÁFORO NUTRICIONAL: PROPOSTA EDUCATIVA PARA COMPREENSÃO DE RÓTULOS DE ALIMENTOS. Revista Uningá, 50(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.50.eUJ1317

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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