VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE UM ATIVADOR DE MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.49.eUJ1308Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar as vivências e práticas
durante a realização da especialização em ativação de processos
de mudanças na formação superior de profissionais de
saúde. É um estudo descritivo caracterizado como artigo de
atualização a partir do relato que descreve a trajetória de profissionais
de saúde egressos do curso ofertado pela Escola
Nacional de Saúde pública Sergio Arouca, que tem como finalidade
a busca reflexiva e atual pela reorganização do processo
ensino-aprendizagem pela competência nas áreas político-
gerencial, educacional e cuidado à saúde com ênfase na
integralidade. Foi realizado no período de 15/01/2013 a
28/02/2014 na cidade de Fortaleza no Ceará. É perceptível
que a formação profissional ainda encontra-se fragmentada e
tecnicista, porém conseguimos observar a possibilidade real de
melhorias nos processos de ensino-aprendizagem vindo a corroborar
para a construção da formação de profissionais mais
críticos, reflexivos e com práticas integrativas e éticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.