PERFIL DOS PACIENTES COM PARACOCCIDIOIDOMICOSE DIAGNOSTICADOS NA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO BUCAL DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIPAR - UMUARAMA, PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.48.eUJ1280Resumo
A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica, causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis que infecta particu-larmente adultos, por via respiratória, com alta prevalência na América Latina.O fator de risco para aquisição da infec-ção são as profissões relacionadas ao manejo do solo conta-minado com o fungo. As manifestações clínicas podemvariar de ulcerações bucais isoladas a envolvimento pulmonar, atin-gindo também outros órgãos, deixando sequelas quando não diagnosticada e tratada corretamente.Este trabalho objetiva realizar um levantamento do número de casos e do perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados como paracoc-cidioidomicose no Curso de Odontologia da UNIPAR – Umuarama.A pesquisa realizada foi descritiva, mediante levantamento dos resultados histopatológicos dos pacientes biopsiados entre 1999 e 2014. Foram analisados 1400 exames eidentificados 15 casos de paracoccidioidomicose; destes, 86,7% ocorreram no gênero masculino, 43,75% em indiví-duos com idade entre 40 e 49 anos, não havendo diferença entre raças eacometendo indivíduos trabalhadores ou em atividade rural. A localização das lesões bucais mais fre-quente, foina mucosa queratinizada em 53,35%dos casos. Devido à região noroeste do Paraná ser considerada uma área endêmica da paracoccidioidomicose, torna-se impor-tante que dados sobre o perfil da doença sejam esclarecidos, para que as medidas de saúde pública possam ser tomadas de forma estratégica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.