CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA PRÁTICA DO REPROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • ROSANA AMORA ASCARI
  • AMANDA CAROLINA CARVALHO
  • CAMILA TERNUS
  • FABIANE MILAN
  • GABRIELA HAHN
  • TAYNA PAOLA SCHIMDT

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.44.eUJ1224

Resumo

Trata-se de uma prática de ensino com objetivo de conhecer
a estrutura e organização centro de material e esterilização
(CME) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) num
município do oeste catarinense, à luz da RDC nº 15 de 15
de março de 2012 da ANVISA, desenvolvida através de
visita técnica para integrar as disciplinas abordadas durante
o sétimo período do curso de enfermagem, desenvolver
expertise profissional e contribuir pra a melhoria do
processo de esterilização na rede pública de saúde. A análise
de demanda deu-se pelo preenchimento de checklist acerca
das condições mínimas de segurança na área de esterilização
de materiais e elaboração de proposta para adequação
das inconsistências encontradas, tais como planejamento
de fluxo unidirecional e centralizado, uniformização
das normas de limpeza, empacotamento, rotulagem,
esterilização, definição de testes de validação da esterilização
com registro apropriado. O plano de intervenção foi
disponibilizado ao responsável técnico da UBS visando
maior segurança aos usuários e os profissionais envolvidos
neste processo.

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Publicado

2015-06-22

Como Citar

ASCARI, R. A., CARVALHO, A. C., TERNUS, C., MILAN, F., HAHN, G., & SCHIMDT, T. P. (2015). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA PRÁTICA DO REPROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Uningá, 44(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.44.eUJ1224

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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