A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA BARIÁTRICA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ119Palavras-chave:
cirurgia bariátrica; obesidade; terapia cognitiva comportamental.Resumo
A cirurgia bariátrica tem sido o método mais eficazo tratamento da obesidade mórbida. A presença do acompanhamento psicológico durante o processo pré e pós-cirúrgico é de suma importância para que o objetivo da perda de peso e uma qualidade de vida sejamatingidos. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem dentro da Psicologia que tem demonstrado grandes resultados no auxílio do períodopré e pós-cirúrgico.Este estudo tem o objetivo de realizar um levantamento bibliográficosobre a importância do trabalho do psicólogo no processopré-operatório e pós-operatório.Assim, realizou-se um levantamento teórico, por intermédio de revisão assistemática junto às bases de dados livros, SciElo, PePsic e PubMed. O papel da TCC (Teoria Cognitiva Comportamental) é atuar como tratamento coadjuvante à cirurgia bariátrica para a obesidade desenvolvendo um atendimento humanizado, autoconfiança e qualidade de vida para os que passam pela cirurgia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.