Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.33.eUJ1062Resumo
Nos últimos anos, as crianças com dificuldades escolares deixaram de ser
um problema apenas da área da educação e passaram a ser queixa freqüente da área de
saúde. Desatenção, baixo rendimento escolar e comportamento agitado dos escolares é
um desafio para os educadores, que muitas vezes não sabem lidar com a situação e tão
pouco qual é a causa de tal comportamento. Através de levantamento bibliográfico o
que se constatou é que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é
um dos diagnósticos mais comuns na fase escolar. Há uma estimativa de que 5,5 a 8,5%
das crianças em idade escolar sofram do Transtorno de Déficit de Atenção com
hiperatividade, mais de 30% das crianças que possuem inquietude associada à
desatenção e à impulsividade sendo classificadas como TDAH. Alguns autores relatam
que, tem sido preocupante a emissão de diagnósticos de TDAH realizados por
profissionais não médicos. Isso ocorre devido à falsa crença que o diagnóstico pode ser
realizado apenas com o uso de escalas respondidas por pais e professores. Um estudo
sobre programas educativos para educadores sobre TDAH se justifica frente a este
cenário de tantas dúvidas a cerca do diagnóstico e tratamento do TDAH entre os
educadores. O objetivo deste estudo foi levantar, por meio de revisão da literatura,
programas educativos para educadores sobre o diagnóstico de TDAH, necessidade e
efetividade atual. Com base nos resultado conclui-se que há necessidade atual de
Programas Educativos sobre TDAH para educadores em todas as instancias da esfera da
saúde e educação e estes programas poderá ser importante na transformação do futuro
das crianças com TDAH.
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