AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS EM UMA EQUIPE DE ESF
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.33.eUJ1050Resumo
O envelhecimento populacional que o Brasil apresenta é muito semelhante ao que se observa
nos países desenvolvidos. Isso vem acontecendo de forma acentuada devido a queda de
fecundidade, a alta expectativa de vida e diminuição da mortalidade. Na senescência ocorre
diminuição gradativa das reservas funcionais, entre elas a cognitiva. O Mini-exame do Estado
Mental (MEEM) é um teste muito utilizado para o rastreamento e avaliação da função
cognitiva. O objetivo desta pesquisa será avaliar o desempenho cognitivo de idosos com 60
anos e/ou mais, em uma equipe de ESF por meio da aplicação do MEEM. Trata-se de um
estudo transversal exploratório e descritivo no qual se utilizou para análise procedimentos
estatísticos descritivos. Observou-se que os idosos jovens obtiveram um melhor desempenho
no MEEM. A escolaridade também influenciou o resultado do MEEM global em que o maior
resultado foi equivalente a maior escolaridade. No entanto, ao avaliar a escolaridade de
acordo com o escore mínimo por anos de escolaridade, obteve-se os melhores resultados entre
os analfabetos e o pior entre os idosos com mais de 7 anos de escolaridade. No teste do
relógio (TDR) e de fluência verbal (FV), os idosos com maior escolaridade foram os
melhores. Houve correlação dos resultados com teste de atividade diárias (AVD) e o MEEM.
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