PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.32.eUJ1017Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúde
da Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivo
de: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,
para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram à
campanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimento
destas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário com
perguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.
Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar a
cobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maior
incidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelo
menos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaram
corretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delas
preferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhando
o horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre as
mulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alem
disso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,
os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na hora
de agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando a
detecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário.
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