Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e sem ter sido publicada anteriormente. Além disso, o artigo não deve estar em processo de avaliação por outra revista ou ter sido submetido a outro periódico.
  • É obrigatório o envio de um documento contendo a identificação dos autores: nome, afiliação e e-mail do autor de correspondência.
  • Citações e referências são padronizadas de acordo com o modelo da American Psychological Association (APA).
  • Os artigos submetidos em português, após aprovação, deverão ser traduzidos para o inglês, com certificação de tradução emitida por um profissional da área, juntamente com a correção/revisão do abstract. O membro da equipe responsável por copy editing irá averiguar a tradução do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, ter ciência de que o estudo será devolvido para reformulação.
    Já os artigos submetidos em inglês, após aprovação, deverão ser revisados com certificação de revisão emitida por um profissional da área. O membro da equipe responsável por copy editing irá ponderar a revisão do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, estar ciente de que o estudo será devolvido para reformulação. Ademais, uma cópia da versão em português é exigida pelo periódico.
  • Quando o manuscrito é aprovado pela Revista Uningá, há a Taxa de Processamento de Artigos (APCs) de R$300,00. Ressalta-se que o valor somente é cobrado após o aceite do manuscrito para publicação. No que condiz à submissão de artigo, nenhum valor é cobrado ao realizá-la.
  • O texto é redigido em espaçamento simples, com fonte tamanho 12, usar itálico ao invés de negrito. Figuras e Tabelas são inseridas durante o texto, é proibido acrescentá-las ao fim do documento em forma de anexo.
    As figuras devem estar em formato editável e apresentar-se com alta qualidade.
  • O arquivo informando a contribuição de cada autor precisa ser preenchido de acordo com a taxonomia CRediT.

    Encontrado em: https://uninga.br/wp-content/uploads/2023/08/CRediT-Revista-Uninga.pdf

  • O cadastro no ORCID precisa ser feito, bem como o preenchimento com suas informações (por exemplo, afiliação e produção científica), a fim de reconhecê-lo e evitar ambiguidade de autores. Ainda, é fundamental que seu perfil permaneça aberto ao público, pois isso auxilia em sua identificação.
  • Uso de guias internacionais para elaboração dos trabalhos, tais como:
    CARE (para relatos de caso).
    CONSORT (em ensaios clínicos randomizados).
    COREQ (para estudos qualitativos).
    PRISMA (em revisões sistemáticas e metanálises).
    STROBE (para estudos observacionais em epidemiologia).

    (Última atualização em 23/11/2023, às 09h03.)

Diretrizes para Autores

Artigos devem ser submetidos eletronicamente, por meio da plataforma do Open Journal Systems (OJS), mediante ao cadastro do autor.

Uma vez cadastrado, o(s) autor(es) pode(m ) realizar o seu acesso e submeter o texto à apreciação do Conselho Editorial, visando à publicação. Apenas um texto por vez deve ser submetido para publicação. O processo editorial pode ser acompanhado apenas pelo autor ao acessar o sistema. Todo o processo editorial é sigiloso.

O trabalho submetido para publicação na Revista Uningá precisa apresentar as seguintes configurações:  

  • Ser original e inédito.
  • Ter até oito autores, preferencialmente. 
  • Ser redigido em língua portuguesa ou em língua inglesa, contendo pelo menos oito páginas.
  • Incluir o título em português e em inglês.
  • Redigir o nome de todos os autores, com os e-mails e as respectivas afiliações, assinalar quem é o autor de correspondência. Os dados do(a) orientador(a) também precisam ser inclusos.    
  • Incluir um resumo e um abstract (de 150 a 250 palavras cada), antes do início do texto, um em português e outro em inglês.
  • Após os resumos, incluir linearmente entre três e cinco palavras-chave em português e keywords em inglês.
  • O texto deverá ser apresentado em formato folha A4, editado em Word ou software semelhante, com espaçamento simples (1,0), com margem direita, esquerda, superior e inferior de 3 cm, fonte Times New Roman 12. Não incluir notas no texto. 
  • Apresentar as citações e as referências no padrão APA (American Psychological Association).
  • O arquivo com a taxonomia CRediT precisa ser preenchido e enviado à revista ao realizar a submissão do manuscrito. 

Acesse as normas da Revista Uningá

Veja o vídeo instrucional de como cadastrar-se no OJS

Siga o passo a passo para realizar a submissão de seu manuscrito.  

Ciências da Saúde

Esta seção se destina à publicação de artigos originais, de relatos de casos e de revisões de literatura.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.