Sobre a Revista

 APRESENTAÇÃO

Criada em 2004, a Revista Uningá é gerenciada por meio da plataforma do Open Journal Systems (OJS/PKP), apresenta estratificação B3 pelo Qualis Periódicos/CAPES (2017-2020). 

e-ISSN: 2318-0579

Prefixo DOI: 10.46311

O periódico possui as seguintes indexações: 

  1. Research Bible
  2. Google Acadêmico
  3. Internet Archive Scholar
  4. Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
  5. Revistas de Livre Acesso (LivRe)
  6. Scope Database
  7. Asian Science Citation Index (ASCI Database)
  8. Global Health Database
  9. Scilit
  10. Wikidata
  11. Directorio Latindex
  12. Diadorim
  13. Directory of Open Access Journals (DOAJ) 
  14. Directory of Open Access scholarly Resources (ROAD)
  15. Directory of Academic and Scientific Journals (EuroPub)
  16. Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim)
  17. Journals Insights
  18. Sherpa Romeo
  19. Zeitschriftendatenbank (ZDB)
  20. Electronic Journals Library (EZB)
  21. Système Universitaire de Documentation (SUDOC)
  22. Fatcat! 
  23. Catálogo 2.0 Latindex
  24. OpenAlex
  25. Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR)
  26. Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
  27. AURA
  28. Portal de Periódicos da Capes
  29. Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr)

Desde 2020, o periódico tornou-se bilíngue, com publicação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Além disso, em 2021, implementou-se a publicação contínua, ou seja, o sistema permanece aberto à submissão de trabalhos na plataforma OJS (Open Journal Systems) em qualquer período do ano, contribuindo, assim, para a fluidez no processo de avaliação/de publicação dos estudos.

Os artigos submetidos em português, após aprovação, deverão ser traduzidos para o inglês, com certificação de tradução emitida por um profissional da área, juntamente com a correção/revisão do abstract. O membro da equipe responsável por copy editing irá averiguar a tradução do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, ter ciência de que o estudo será devolvido para reformulação.

Já os artigos submetidos em inglês, após aprovação, deverão ser revisados com certificação de revisão emitida por um profissional da área. O membro da equipe responsável por copy editing irá ponderar a revisão do artigo, se ocorrer de estar desalinhado aos padrões da revista, estar ciente de que o estudo será devolvido para reformulação. Ademais, uma cópia da versão em português é exigida pelo periódico. 

A Revista Uningá segue a política de privacidade, que ocorre desde o momento da submissão até a publicação dos trabalhos. Com relação às submissões, estas devem ser realizadas apenas com textos originais, sem que estejam submetidos simultaneamente a outros periódicos ou que infringem o direito de terceiros. O conteúdo do texto é de total responsabilidade de seus autores e, uma vez submetido o arquivo, o autor estará concordando com todas as políticas e diretrizes propostas pela revista.

MISSÃO 

Propagar a ciência nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde e Ciências Biológicas I, II e III, por meio da publicação, preferencialmente, de artigos originais, bem como relatos de caso e revisões de literatura.    

ESCOPO

O escopo da Revista Uningá abarca as áreas de Ciências da Saúde e de Biológicas I, II e III.  

Para a área de Ciências da Saúde, a revista adota o vocabulário e as palavras-chave conforme ao presente no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), acesso pelo link: https://decs.bvsalud.org/ 

POLÍTICA E DIRETRIZES

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, por meio da plataforma do Open Journal Systems, disponibilizada no site da Revista Uningá, mediante ao cadastro do autor.

Posteriormente realizar o cadastro, o(s) autor(es) pode(m) realizar o acesso e submeter o texto à apreciação do Conselho Editorial visando à publicação. Apenas um texto por vez deve ser submetido para publicação. Além disso, todo o processo editorial pode ser acompanhado por meio de acesso ao sistema pelo(s) autor(es). Ressalta-se que processo editorial é inteiramente sigiloso.

O trabalho submetido para publicação na revista necessita adequar-se nas seguintes configurações: 

  • Ser original e inédito.
  • Ser redigido em língua portuguesa ou em língua inglesa, contendo pelo menos oito páginas.
  • Incluir o título em português e em inglês.
  • Acrescentar um resumo e um abstract (de 150 a 250 palavras cada), antes do início do texto.
  • Incluir linearmente, após o resumo e o abstract, entre três e cinco palavras-chave em português e keywords em inglês.
  • O texto deverá ser apresentado em folha A4, editado em formato .docx (Word), com espaçamento simples (1,0), com margem direita, esquerda, acima e abaixo de 3 cm, fonte Times New Roman 12. Não incluir notas no texto. 
  • Sinalizar se a pesquisa tiver sido financiada por algum orgão.
  • Apresentar as citações e as referências no padrão da American Psychological Association (APA).   
  • Redigir o título do trabalho; o nome completo dos autores e as afiliações; os e-mails e assinalar quem é o autor de correspondência. Os dados do(a) orientador(a) também precisam ser inclusos.           
  • Embasar-se nos guias internacionais para elaboração dos trabalhos: CARE (para relatos de caso); CONSORT (para ensaios clínicos randomizados); COREQ (para estudos qualitativos); PRISMA (em revisões sistemáticas e metanálises); STROBE (em estudos observacionais em epidemiologia).                   

Acesse as normas da revista. 

Veja vídeo de como cadastrar-se no OJS. 

Siga o passo a passo para realizar a submissão de seu manuscrito. 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL/CONFLITO DE INTERESSE

Uma declaração deve ser obrigatoriamente anexada, assinada pelo autor correspondente em nome de todos os coautores no momento da submissão, em área designada no sistema on-line “Declaração Direito Autoral/Conflito Interesse”.

Deve constar na declaração:

  • Que os dados contidos no manuscrito são inéditos e autênticos, portanto sem fraudes e/ou derivações de plágio.
  • Que o manuscrito não foi submetido para publicação em nenhum outro veículo impresso ou eletrônico (exceto aqueles publicados como preprints).
  • Que o conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos autores nominados, os quais assumem terem contribuído significativamente para a pesquisa e, se necessário, obrigam-se a fornecer retratações ou correções de erros.
  • Caso haja (ou não) conflito de interesse, manifestar-se, o que será analisado posteriormente pelo Corpo Editorial.
  • Caso o manuscrito seja derivado de dissertação ou de tese.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

O periódico adota a política de Open Access (acesso aberto), ou seja, todo o conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita. Além disso, os usuários conseguem baixar, ler e compartilhar o acervo livremente, a autorização dos autores do artigo é desnecessária, pois esse modelo de acesso está de acordo com os direitos de uso definidos no acesso aberto.  

Os direitos de licenciamento utilizados pela revista são da licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Os autores mantêm os direitos autorais e os de publicação, sem restrições. Isto significa que o crédito é dado ao autor, contudo são permitidos compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação, remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo, licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (APCs)

Os manuscritos submetidos na Revista Uningá adotam a implementação total da proposta de Open Access, cujo valor cobrado é somente a fim de incluir o DOI (Identificador de Objeto Digital), o XML e diagramar o artigo, de modo a enfatizar a ausência de fins lucrativos por parte do periódico.  

A Taxa de Processamento de Artigos (APCs) é de R$300,00 por artigo aprovado (2024). O pagamento deverá ser realizado por meio de transferência bancária (e as informações serão enviadas por e-mail no momento da aprovação do estudo).

Ressalta-se que o valor somente é cobrado após a aprovação para publicação, de forma a deixar claro que a iniciativa não tem nenhuma relação com a submissão do manuscrito, que seguirá seu procedimento normal, ou seja, nenhum custo é requerido ao realizá-la.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO AOS PARES 

Os manuscritos recebidos passam pela primeira fase de avaliação, chamada de Desk review. Nesta etapa, verifica-se: enquadramento no escopo e mérito para publicação do manuscrito, adequação às normas redatoriais da revista, atendimento às políticas da revista e verificação de ausência de similaridade com outros estudos. Com o propósito de evitar o plágio, a Revista Uningá utiliza o iThenticate, da Turnitin. O trabalho que não obedecer aos critérios mencionados será rejeitado sem avaliação aos pares.

Os manuscritos aprovados na primeira fase são avaliados na modalidade duplo-anônima por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras de comprovada produção científica.

Após as devidas correções e adequações, o manuscrito será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Corpo Editorial. 

O processo de publicação dura em média 180 dias.

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

A revista compromete-se em todas as etapas do processo editorial, a fim de garantir a integridade da pesquisa e casos suspeitos de má conduta serão investigados. Da mesma forma, retratações, esclarecimentos ou correções serão publicados, caso seja necessário.

Frente a qualquer observação de má conduta, o processo editorial do manuscrito será paralisado e todos os envolvidos informados. Se constatar sua ausência, o processo editorial é retomado. Caso contrário, algumas ações poderão ser executadas, por exemplo, para os autores: o arquivamento do manuscrito e a não aceitação de nova submissão por parte dos envolvidos; para revisores: a remoção da equipe editorial do periódico; para os editores: o afastamento de suas funções.

ÉTICA EM PUBLICAÇÕES

A Revista Uningá segue princípios e padrões recomendados pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações) para integridade e ética em publicações científicas, de acordo com 
https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf. 

O manuscrito submetido que envolver seres humanos, direta ou indiretamente, deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme definido na Resolução 466/2012. Incluem-se manuscritos cujo projeto utilize dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas, epidemiológicas, assim como aqueles que envolvam apenas revisão de prontuários.

O manuscrito submetido que envolver manipulação de animais deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUA).

Documento comprovatório deverá ser anexado no momento da submissão, em área designada no sistema on-line “Aspectos Éticos”.

PLÁGIO

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), a Revista Uningá adotou a ferramenta antiplágio iThenticate, que se trata de um dos programas mais completos e confiáveis. O software auxilia a detectar reprodução exata de escrita encontrada em estudos já publicados, com o intuito de evitar publicar manuscritos contendo similaridade.     

Quando a revista recebe uma submissão, durante o processo de Desk review, a equipe editorial faz uso do software. Este fornece um número percentual, variando de 0% a 100%. De acordo com o resultado, o Conselho Editorial julga o artigo declinado sem mais delongas.

AUTOPLÁGIO

Embora a classificação de “crime” esteja ausente na questão do autoplágio, ainda se considera essa ocorrência “má conduta”, “falta de ética”, “má prática”. O periódico condena qualquer prática de autoplágio. Este é caracterizado pela publicação da própria pesquisa duas vezes (publicação duplicada, isto é, divulgar um segundo estudo sem fazer menção ou referenciar o anterior), pelo fracionamento na divulgação dos dados do trabalho, conhecido como “publicação salame” ou o uso de trechos de estudos previamente publicados e divulgá-los como se fossem novos.   

PROMOVENDO SEU ARTIGO

Os autores podem contribuir com a divulgação do seu artigo e garantir que esse tenha maior visibilidade e citações.

O periódico utiliza as mídias sociais para promover os artigos. Para isso, após a aprovação do manuscrito, os autores são convidados a disponibilizar o nome de suas contas em diferentes mídias. Após a publicação do artigo, realizada no site da Revista Uningá pelo OJS, a divulgação é feita nas mídias da Editora Uningá (Facebook e Instagram).

DEIA

A Revista Uningá abraça fortemente a causa do DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração científica. A submissão de manuscritos sobre o tema é bem-vindo, bem como multiplicidades socioeconômicas, de locais e de gênero entre os(as) autores(as).    

 

Licença Creative Commons
Este periódico está sob licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

(Última atualização em 13/06/2024, às 12h04.)