VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E O ENSINO INFANTIL: O QUE ESPERAR DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ948Resumen
A violência é um problema social grave que precisa ser estudada de diferentes maneiras.
Uma manifestação de violência pouco discutida é a institucional, praticada
cotidianamente por membros de serviços básicos como saúde, educação, segurança, etc,
que atingem o cidadão nos seus direitos mais primários. O objetivo deste estudo foi
verificar a ocorrência de violência institucional nas pré-escolas. Realizou-se um estudo
epidemiológico observacional em pré-escolas do município de Araçatuba – SP, onde os
dados foram processados pelo software Epi Info 2000. Observou-se que em 20,7% das
pré-escolas analisadas, os brinquedos pedagógicos não eram suficientes para todas as
crianças. O armazenamento dos objetos pessoais foi insatisfatório em várias pré-escolas.
Quanto às chupetas e mamadeiras, em 70 % das escolas não se utilizavam
procedimentos adequados de limpeza. Conclui-se que o ambiente das pré-escolas
analisadas são acolhedores em vários aspectos; porém, apresenta problemas em outros,
alguns de suma importância, como a falta de brinquedos pedagógicos adequados, fator
que pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento motor da criança e o uso
coletivo de objetos pessoais, que favorece a disseminação de doenças infecciosas. A
partir da detecção das falhas apontadas neste estudo, é possível planejar ações
direcionadas, visando o pleno desenvolvimento das crianças que freqüentam essas
instituições
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