Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente

Autores/as

  • AUGUSTA PADILHA
  • MARTA SILENE FERREIRA BARROS

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.6.eUJ424

Resumen

Este artigo é resultado das pesquisas realizadas por um grupo de Estudos
e Pesquisas vinculado à área de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia
da Universidade Estadual de Maringá, o qual tem por finalidade
compreender nos marcos do materialismo histórico e da teoria históricocultural
o processo de desenvolvimento humano com a intenção de
contribuir para a discussão acerca da formação e prática pedagógica do
professor. Tal abordagem teórica é uma fonte científica de grande valor
que melhor explica as contradições sociais vividas pelo homem. Os
autores que subsidiam o trabalho do grupo estão vinculados a uma
perspectiva dialética, cujo eixo é relacionar os fundamentos teóricos com
as práticas objetivadas, tanto na sociedade como na profissão do
professor. O artigo permeou uma problemática buscando entender o
processo histórico que se construiu em relação ao papel do professor, e
qual a função do professor em uma sociedade organização sob princípios
capitalistas e sob o dogma do mercado e como este pode contribuir com a
formação intelectual do aluno. Como fundamento estudamos o pensamento
de Marx, Engels, bem como de seus seguidores: Vygotski, Lúria,
Leontiev, dentre outros, os quais nos auxiliam a pensar uma forma de
compreender o ato de ensino que volorize o saber escolar, pautando-se no
conhecimento científico, teórico, acadêmico. Nesse sentido, para que o
professor desenvolva um trabalho educativo que vise o desenvolvimento
das potencialidades intelectuais do aluno é essencial que o mesmo valorize, conheça e compreenda as bases psicológicas da formação das
funções psíquicas superiores, como condição primordial da realização do
trabalho docente.

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Publicado

2005-12-20

Cómo citar

PADILHA, A., & BARROS, M. S. F. (2005). Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente. Revista Uningá, 6(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.6.eUJ424

Número

Sección

Health Sciences