Respiração oral e dificuldades escolares: estudo de co-ocorrência

Autores/as

  • GLAUCIA MARUITI OTANI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.4.eUJ378

Resumen

Na literatura vimos que o indivíduo respirador oral pode apresentar
diversas alterações musculares, funcionais, ósseas e comportamentais
podendo, assim, ter prejudicado o seu rendimento escolar. Para verificar
a freqüência desta co-ocorrência, caracterizamos a respiração do sujeito
e, a partir destes sujeitos respiradores orais, verificamos a quantidade de
sujeitos com respiração oral que apresentam, também, alguma
dificuldade escolar. A pesquisa foi realizada com 136 alunos de ambos os
sexos, da 2ª, 3ª e 4ª séries de um colégio da cidade de Maringá-PR que se
dispuseram a participar da pesquisa e cujos pais as autorizaram a
participar. Os resultados encontrados confirmaram a literatura que
assinala alguma relação entre respiração oral e dificuldades escolares: de
136 sujeitos, 27 eram respiradores orais; desses, 9 apresentaram
dificuldades escolares; e dos 109 sujeitos respiradores nasais apenas 3
sujeitos apresentaram dificuldades escolares. Tal resultado não garante
relação de causalidade, mas aponta para a conveniência de que se
considere a questão como importante na clínica fonoaudiológica, na
pesquisa e no meio educacional.

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Publicado

2005-06-20

Cómo citar

OTANI, G. M. (2005). Respiração oral e dificuldades escolares: estudo de co-ocorrência. Revista Uningá, 4(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.4.eUJ378

Número

Sección

Health Sciences