ALEITAMENTO MATERNO EM MULHERES DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Autores/as

  • Dyene Kelly Leopoldina Rodrigues da Silva Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Aline Cristina de Barros Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Lucia Torres Devezas Souza Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Renata Martins da Silva Pereira UniFOA
  • Mariane de Paula Gomes Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Nelita Cristina Da Silva Teixeira Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2137

Palabras clave:

Aleitamento Materno. Prisões. Assistência do Enfermeiro. Puérperas. Aleitamento materno.

Resumen

De modo geral, as penitenciárias no Brasil não foram arquitetadas para abrigar puérperas com seus filhos durante o período da amamentação. É direito da criança o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento até os seis meses de vida. Objetivo: destacar, a partir de textos publicados, aspectos do aleitamento materno dentro das prisões.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de natureza qualitativa. Foram analisados dez artigos. Os critérios de inclusão foram textos publicados entre os anos de 2014 a 2017, nos idiomas português e espanhol. Para busca elegeu-se os termos: Aleitamento materno, prisões e mulheres. Os resultados mostraram que 40% dos artigos foram publicados no ano de 2015, seguidos por 30% em 2014 e 30% em 2016; 70% eram pesquisas bibliográficas; e 90 % utilizaram análise qualitativa. Após a leitura e análise foram elaboradas duas categorias: Aleitamento Materno Prisional no Brasil e Arquitetura Prisional e o Processo de Amamentação. Conclui-se que há necessidade de ampliação das discussões sobre este tema, e é preciso que os profissionais da área de saúde tenham um olhar diferenciado sobre o aleitamento materno em mulheres da população carcerária, de modo que possam apoiar, orientar e facilitar a prática da amamentação nesse cenário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Martins da Silva Pereira, UniFOA

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e meio Ambiente. Doutoranda do PPGENFBIO da UNIRIO.

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Silva, D. K. L. R. da, Ribeiro, A. C. de B., Souza, A. L. T. D., Silva Pereira, R. M. da, Gomes, M. de P., & Pereira, N. C. D. S. T. (2018). ALEITAMENTO MATERNO EM MULHERES DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA. Revista Uningá, 55(3), 72–82. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2137

Número

Sección

Health Sciences

Artículos más leídos del mismo autor/a