Elaboração de um curso interativo voltado ao aprendizado de um sistema aplicativo em Odontologia utilizando a plataforma Moodle

Authors

  • EDIVANI APARECIDA VICENTE DOTTA
  • PATRICIA PETROMILLI NORDI SASSO GARCIA
  • LUCAS MIGUEL CANDIDO

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ975

Abstract

Introdução: Nas universidades, em qualquer tipo de faculdade ou instituto de pesquisa, é
possível observar as inúmeras aplicações da informatização: gerenciamento de banco de
dados, organização de catálogos, agilização de diagnósticos, entre outras. Dentro deste
contexto, o ensino a distância pode facilitar esse aprendizado, porém os alunos, futuros
profissionais, precisam estar preparados para lidar com as novas ferramentas que são
disponibilizadas, usando-as em seu benefício e conseqüentemente em sua capacitação
profissional, para a garantia de maior produtividade e interação com as diversas esferas
no campo de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um curso a
distância sobre a utilização de um sistema aplicativo odontológico. Métodos: Para isso,
foi utilizada a plataforma Moodle, com seus recursos disponíveis. A elaboração do
curso proposto curso foi dividida em duas partes: planejamento pedagógico e inserção
do conteúdo pedagógico dentro dos recursos técnicos da plataforma Moodle.
Resultados: O curso elaborado foi composto por 14 módulos, com o intuito de
possibilitar o aprendizado de forma progressiva e racional. Conclusões: Concluiu-se que
essa plataforma permitiu a elaboração do curso a distância proposto de forma prática e
versátil, em função dos recursos e atividades que possui. Entretanto, para o uso dessa
plataforma, deve-se ter domínio dos conceitos básicos de informática e das ferramentas
da plataforma Moodle.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-12-2011

How to Cite

DOTTA, E. A. V., GARCIA, P. P. N. S., & CANDIDO, L. M. (2011). Elaboração de um curso interativo voltado ao aprendizado de um sistema aplicativo em Odontologia utilizando a plataforma Moodle. Revista Uningá, 30(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ975

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)