Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma?
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.22.eUJ843Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão crítica da implantação das
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em saúde
abordando os aspectos: formação de recursos humanos em saúde,
avaliação como estratégia de acompanhamento de implantação das DCN
e o projeto de avaliação de tendências de mudanças para os cursos de
graduação em saúde. Conclui-se que passados oito anos da homologação
das DCN para a graduação em Saúde, ainda é possível questionar a
efetividade de tal orientação para as Instituições de Ensino Superior. Se
por um lado a possibilidade de construir currículos de modo mais aberto e
interativo com os serviços de saúde possibilita a formação de
profissionais mais competentes e humanos, por outro, o não
entendimento das DCN como política pública, a falta de um sistema de
avaliação coerente e a desestruturação e incompleta implantação do
Sistema Único de Saúde inviabilizam tal proposta.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.