Estratégias utilizadas por cirurgiões-dentistas nas práticas de educação em saúde: avaliação dos acadêmicos de um curso de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.16.eUJ683Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar os relatos de acadêmicos
do curso de Odontologia da Unioeste sobre estratégias de educação em
saúde bucal desenvolvidas pelos cirurgiões-dentistas que os mesmos
freqüentavam. A coleta de dados foi realizada através de um questionário
com perguntas fechadas. As questões foram relativas a informações
recebidas através do cirurgião dentista sobre como cuidar da saúde bucal,
técnicas de higiene bucal, controle de placa e como foi o processo de
ensino. Dos 210 acadêmicos matriculados, 173 (86,1%) devolveram os
questionários devidamente preenchidos. Destes, apenas 12,2% afirmou
ter sido o cirurgião dentista responsável pela primeira informação de
como cuidar da saúde bucal. Quanto à técnica de higiene bucal, mais da
metade (54,3%) relatou que o profissional ensinou como escovar os
dentes, mas nem a metade dos acadêmicos (49,7%) aprendeu com o dentista como usar o fio dental. Com relação ao processo de ensino do
controle de placa, o método mais citado foi o verbal (27,2%). Diante
destes resultados fica claro que o papel do cirurgião dentista, que deveria
ser o de promotor de saúde, com ênfase para a educação em saúde bucal,
ainda encontra-se deficiente, evidenciando que a Odontologia precisa
valorizar a promoção de saúde para que esta realidade seja revertida.
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