Estudo comparativo dos efeitos promovidos pelos Aparelhos de Herbst e Jasper Jumper

Authors

  • CLAUDIO ALVES DE MEDEIROS
  • ANDREA MARIA ACERBI CARAM FERNANDES
  • BRUNO JULIO DE SOUZA
  • MARCELO NAKAO
  • ANTÔNIO GERALDO DE OLIVEIRA
  • MAURI DENDENA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.11.eUJ545

Abstract

Baseado nas vantagens do tratamento de pacientes Padrão II
com má oclusão de Classe II com aparelhos funcionais fixos e, conhecendo
os excelentes resultados clínicos obtidos tanto com o aparelho de
Herbst como com o aparelho Jasper Jumper, este estudo cefalométrico se
propôs a elucidar as alterações esqueléticas ocorridas nestas duas
modalidades de tratamento, e também, compará-las entre si e a um grupo
controle que não passou por nenhum tipo de tratamento. Este estudo foi
realizado em 54 telerradiografias laterais, obtidas em 27 pacientes
portadores de características faciais de Padrão II, divididos em três
grupos: Grupo I ou grupo Herbst, composto de 9 indivíduos com idade
média de 10 anos e 10 meses; Grupo II ou grupo Jasper Jumper composto
de 9 indivíduos com idade média de 12 anos e 2 meses; e Grupo III ou
grupo controle, composto de 9 indivíduos com idade média de 10 anos e 5
meses. Com este estudo, observamos que em relação ao grupo controle
houve uma diminuição na medida Co-A nos grupos Herbst e Jasper
Jumper; houve uma diminuição na medida Wits nos grupos Herbst e
Jasper Jumper e ocorreu um maior aumento na medida Co-Gn no grupo
Herbst em relação ao grupo Jasper Jumper.Estes dados levam a conclusão de que ambos os aparelhos restringem o crescimento maxilar e melhoram
a relação maxilo mandibular e há um maior crescimento mandibular
quando o aparelho de Herbst é empregado.

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Published

20-03-2007

How to Cite

DE MEDEIROS, C. A., FERNANDES, A. M. A. C., DE SOUZA, B. J., NAKAO, M., DE OLIVEIRA, A. G., & DENDENA, M. (2007). Estudo comparativo dos efeitos promovidos pelos Aparelhos de Herbst e Jasper Jumper. Revista Uningá, 11(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.11.eUJ545

Issue

Section

Health Sciences

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