Elaboração de um curso interativo voltado ao aprendizado de um sistema aplicativo em Odontologia utilizando a plataforma Moodle
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ975Abstract
Introdução: Nas universidades, em qualquer tipo de faculdade ou instituto de pesquisa, é
possível observar as inúmeras aplicações da informatização: gerenciamento de banco de
dados, organização de catálogos, agilização de diagnósticos, entre outras. Dentro deste
contexto, o ensino a distância pode facilitar esse aprendizado, porém os alunos, futuros
profissionais, precisam estar preparados para lidar com as novas ferramentas que são
disponibilizadas, usando-as em seu benefício e conseqüentemente em sua capacitação
profissional, para a garantia de maior produtividade e interação com as diversas esferas
no campo de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um curso a
distância sobre a utilização de um sistema aplicativo odontológico. Métodos: Para isso,
foi utilizada a plataforma Moodle, com seus recursos disponíveis. A elaboração do
curso proposto curso foi dividida em duas partes: planejamento pedagógico e inserção
do conteúdo pedagógico dentro dos recursos técnicos da plataforma Moodle.
Resultados: O curso elaborado foi composto por 14 módulos, com o intuito de
possibilitar o aprendizado de forma progressiva e racional. Conclusões: Concluiu-se que
essa plataforma permitiu a elaboração do curso a distância proposto de forma prática e
versátil, em função dos recursos e atividades que possui. Entretanto, para o uso dessa
plataforma, deve-se ter domínio dos conceitos básicos de informática e das ferramentas
da plataforma Moodle.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.