O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ954Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final dos
capítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificar
quanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordados
nas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educação
ambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a esta
temática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídas
de revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazem
menção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos com
caráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe um
discurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos de
química uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostos
responsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta de
correlação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas com
enfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.