OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA OBRA INDIGNAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2252Abstract
O presente artigo objetivou traçar os obstáculos pelos quais os cientistas passam ao procurarem respostas a fim de compreenderem a ciência. Para tanto, foi realizada uma analogia entre os conceitos de Obstáculos Epistemológicos conferidos por Gaston Bachelard e a obra Indignação de Philip Roth. Por meio dessa comparação, buscou-se considerar a perspectiva do pesquisador, mostrando quais os caminhos e dificuldades pelas quais perpassa o indivíduo que produz ciência. Nesse sentido, a analogia será feita comparando os conceitos teóricos e a história trazida na obra Indignação, para assim, no diálogo entre obras de naturezas diferentes, buscarmos semelhanças no que diz respeito ao comportamento do pesquisador na construção na ciência e como ambos vão evoluindo no decorrer das experiências e contato com o novo, considerando os procedimentos metodológicos da pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.