OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA OBRA INDIGNAÇÃO

Autores/as

  • Welington Junior Jorge UNINGA
  • Leticia Toniete Izeppe Bisconcim
  • Tayza Cristina Nogueira Rossini

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2252

Resumen

O presente artigo objetivou traçar os obstáculos pelos quais os cientistas passam ao procurarem respostas a fim de compreenderem a ciência. Para tanto, foi realizada uma analogia entre os conceitos de Obstáculos Epistemológicos conferidos por Gaston Bachelard e a obra Indignação de Philip Roth. Por meio dessa comparação, buscou-se considerar a perspectiva do pesquisador, mostrando quais os caminhos e dificuldades pelas quais perpassa o indivíduo que produz ciência. Nesse sentido, a analogia será feita comparando os conceitos teóricos e a história trazida na obra Indignação, para assim, no diálogo entre obras de naturezas diferentes, buscarmos semelhanças no que diz respeito ao comportamento do pesquisador na construção na ciência e como ambos vão evoluindo no decorrer das experiências e contato com o novo, considerando os procedimentos metodológicos da pesquisa. 

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Publicado

2018-03-20

Cómo citar

Jorge, W. J., Bisconcim, L. T. I., & Rossini, T. C. N. (2018). OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA OBRA INDIGNAÇÃO. Revista Uningá, 55(1), 76–84. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2252

Número

Sección

Health Sciences