POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM

Authors

  • MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES FERREIRA
  • SILMARA MENEGUIN
  • MARIA JOSÉ SANCHES MARIN
  • FERNANDA MOERBECK CARDOSO MAZZETTO
  • TAMIRES CORRÊA DE PAULA
  • CARLA REGIANE CONDE

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.50.eUJ1326

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das descrições de um grupo de tutores, em um fórum sobre o eixo temático educacional. Teve como questão norteadora: como operar os limites e potencialidades de metodologias de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia de análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Desvelaram-se como limites: alunos habituados com a abordagem centrada no professor e professor e alunos educados para o conformismo. Emergiram como potencialidades: acepção originária de método e metodologia, docência criativa e crítica, aprendizagem significativa, projeto político pedagógico, teorizando a prática e praticando a teoria. Os elementos potencializadores das metodologias ativas podem superar os seus próprios limites e diminuir as tensões geradas no processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-12-2016

How to Cite

FERREIRA, M. D. L. D. S. M., MENEGUIN, S., MARIN, M. J. S., MAZZETTO, F. M. C., DE PAULA, T. C., & CONDE, C. R. (2016). POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. Revista Uningá, 50(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.50.eUJ1326

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)