POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.50.eUJ1326Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das descrições de um grupo de tutores, em um fórum sobre o eixo temático educacional. Teve como questão norteadora: como operar os limites e potencialidades de metodologias de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia de análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Desvelaram-se como limites: alunos habituados com a abordagem centrada no professor e professor e alunos educados para o conformismo. Emergiram como potencialidades: acepção originária de método e metodologia, docência criativa e crítica, aprendizagem significativa, projeto político pedagógico, teorizando a prática e praticando a teoria. Os elementos potencializadores das metodologias ativas podem superar os seus próprios limites e diminuir as tensões geradas no processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.