RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE MACRONUTRIENTES E ANTIOXIDANTES ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ESTADO NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.44.eUJ1222Abstract
O presente estudo relacionou o estado nutricional e gênero
com a ingestão dietética de macronutrientes e micronutrientes
entre 292 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de
idade, de escolas públicas de um município do Rio Grande
do Sul. A maioria das crianças e adolescentes apresentou
ingestão de carboidratos (60,6%), proteínas (81,20%) e
lipídeos (42,5%) dentro do recomendado; enquanto que em
relação aos micronutrientes pesquisados a maioria apresentou
consumo abaixo do recomendando, sendo vitamina E
(99,3%), vitamina C (54,1%), zinco (80,1%) e selênio
(91,4%).O baixo consumo de zinco na alimentação foi relacionado
significativamente com adolescentes do gênero
feminino e o baixo consumo de lipídeos ao gênero masculino.
Já o consumo de carboidratos, proteínas, vitamina C, E
e selênio não apresentaram relação ao gênero, estado nutricional
e faixa etária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.