Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1172Abstract
presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da nova
geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino
odontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foi
composta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade de
Odontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foram
divididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos de
uma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de uma
Universidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma Universidade
Particular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questões
sobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino
odontológico para a formação profissional. Para os resultados foram
utilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análise
estatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:
36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que a
metodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam que
realizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda
mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensino
odontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicas
influencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil do
novo profissional para o mercado de trabalho atual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.