Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico

Authors

  • BIANCA ZEPONI FERNANDES DE MELLO
  • TAMARA ZEPONI FERNANDES DE MELLO
  • PAULA KARINE JORGE
  • NATALINO LOURENÇO NETO
  • BELLA LUNA COLOMBINI ISHIKIRIAMA
  • THAIS6 MARCHINI DE OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1172

Abstract

presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da nova
geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino
odontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foi
composta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade de
Odontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foram
divididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos de
uma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de uma
Universidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma Universidade
Particular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questões
sobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino
odontológico para a formação profissional. Para os resultados foram
utilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análise
estatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:
36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que a
metodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam que
realizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda

mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensino
odontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicas
influencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil do
novo profissional para o mercado de trabalho atual.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-06-2014

How to Cite

DE MELLO, B. Z. F., DE MELLO, T. Z. F., JORGE, P. K., NETO, N. L., ISHIKIRIAMA, B. L. C., & DE OLIVEIRA, T. M. (2014). Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico. Revista Uningá, 40(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1172

Issue

Section

Health Sciences