APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA

  • ADAN RENÊ PEREIRA DA SILVA Universidade Federal do Amazonas
  • ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS NEVES
  • SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS

Resumo

A diversidade sexual/gênero agrega-se à escola por intermédio de um movimento histórico longo e dinâmico. Objetivou-se compreender como se deu o movimento histórico de aproximação entre gênero, diversidade sexual e escola. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativo. Os resultados apontaram que a aproximação aqui esboçada ainda não se consolidou, sendo a escola, atualmente, um espaço de exclusão do “diferente”. Concluiu-se que a relação entre esses três campos (gênero, diversidade sexual e escola) foi marcada majoritariamente por estigmas, preconceito e discriminação, especialmente por meio dos discursos religiosos e médicos, implicando pensar a diversidade sexual e de gênero com foco no patológico e no pecaminoso, possuindo a escola uma dívida histórica com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Publicado
2019-07-05
Como Citar
SILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DA; NEVES, ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS; MASCARENHAS, SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO. APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 33, n. 3, p. 10-28, jul. 2019. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2317>. Acesso em: 21 set. 2019.