USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Abstract
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um instrumento
de gestão com potencial para viabilizar mudanças
em diferentes segmentos organizacionais, incluindo a
gerência em enfermagem. Com intuito de facilitar o diagnóstico
de problemas inerente ao PES e, consequentemente,
identificação racional de suas causas, optou-se pelo uso do
Diagrama de Ishiakawa associado ao PES no ensino da
gerência em enfermagem. Diante disso, objetivou-se relatar
a experiência do uso do Diagrama de Ishikawa associado ao
Planejamento Estratégico Situacional na graduação em
enfermagem. Trata-se de um Relato de Experiência embasado
à vivência de docentes e acadêmicos, que se utilizaram
da ferramenta em questão nas aulas práticas no âmbito da
gestão hospitalar, incutida em uma disciplina de Administração
de Enfermagem em Instituições de Saúde de uma
universidade pública do interior do Paraná, Brasil. O Diagrama
de Ishikawa foi utilizado como instrumento pedagógico
para facilitar a visualização das causas e sub-causas de
problemas verificados no campo de ensino prático. Com
isso, concluiu-se que a experiência foi eficaz e salutar, uma
vez que favoreceu a análise diagnóstica das raízes de problemas,
fato que coaduna aos princípios que merecem ser
respeitados no trabalho gerencial do enfermeiro, portanto,
possivelmente poderá ser multiplicada tanto no âmbito
acadêmico como profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.