A Revista UNINGÁ Review (RUR) foi criada em 2010 e a partir de junho de 2017 passou a ser integralmente produzida pela UNINGÁ. Sua editoração é realizada por meio da plataforma do Open Journal System (OJS). Está indexada às bases de dados EBSCO host – Fonte Acadêmica, Latindex, Diadorim, Google Acadêmico e Directory of Open Access Journals (DOAJ) e apresenta estratificação B4 pelo sistema Qualis – Capes.

A RUR, desde janeiro de 2020, adotou a modalidade de publicação contínua, com metas para transformar-se bilingue (português e inglês) a partir de janeiro de 2021. Desta forma, os trabalhos deverão ser escritos em língua portuguesa – com qualidade vernacular adequada. Após o processo de revisão, os autores deverão enviar a versão em inglês do artigo, realizada por um dos profissionais de tradução indicados pela Editora UNINGÁ.

A RUR segue a política de privacidade que ocorre do momento da submissão até a publicação dos trabalhos. As submissões devem ser realizadas apenas com textos originais que não estejam submetidos simultaneamente a outros periódicos ou que infringindo o direito de terceiros. O conteúdo do texto é de total responsabilidade de seus autores. Uma vez submetido o texto, o autor estará concordando com todas as políticas e diretrizes da RUR

 

FOCO E ESCOPO

A RUR destina-se à publicação de artigos originais, revisões de literatura e relatos de casos de caráter multidisciplinar. Tem por missão a difusão e o desenvolvimento da ciência nas seguintes áreas do conhecimento:

 

1º Seção: Meio Ambiente e Agrárias

Subáreas: Biodiversidade, Agronomia, Recursos florestais e engenharia florestal, Engenharia agrícola, Zootecnia, Recursos pesqueiros e engenharia de pesca, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia dos Alimentos.

 2º Seção: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Subáreas: Engenharia civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Engenharia de Minas, Engenharia de matérias e metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia nuclear, Engenharia Mecânica, Engenharia de produção, Engenharia naval e oceânica, Engenharia aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Matemática, probabilidade e estatística, Ciência da computação, Astronomia, Física, Química, Geociências.

 3º Seção: Ciências Sociais e Humanas

Subáreas: Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho industrial, Planejamento urbano e regional, Demografia, Ciências da informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciências Políticas.

Submissões nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas I, II e III, deverão ser encaminhadas para a Revista UNINGÁ.

 

POLÍTICA E DIRETRIZES

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através da plataforma do Open Journal System, disponibilizada no portal da UNINGÁ, mediante cadastro do autor.

Uma vez cadastrado, o(s) autor(es) podem realizar o seu acesso e submeter o texto a apreciação do Conselho Editorial com vistas a publicação. Apenas um texto por vez deve ser submetido a publicação. O processo editorial pode ser acompanhado mediante acesso ao sistema apenas pelo autor. Todo o processo editorial é sigiloso.

O trabalho submetido para publicação na UNINGÁ Review deve apresentar as seguintes configurações: 

  • Ser original e inédito.
  • Ser redigido em língua portuguesa, contendo no mínimo 8 páginas.
  • Incluir o título em português e em inglês.
  • Incluir um resumo e um abstract (de 150 a 250 palavras cada), antes do início do texto, um em português e outro em inglês.
  • Após os resumos, incluir linearmente entre três e cinco palavras-chave em português e keyword em inglês.
  • O texto deverá ser apresentado em folha A4, editado em Word ou software semelhante, com espaçamento 1,0, com margem direita, esquerda, acima e abaixo de 3 cm, fonte Arial 12. Não incluir notas no texto. 
  • Apresentar as citações e referências no padrão ABNT.
  • A identificação deve ser enviada em outro anexo e conter o título do trabalho, o nome completo do autor e, em forma corrida, a titulação, a instituição da titulação, a instituição à qual está vinculado, e-mail, número do telefone para contato e também o endereço completo do autor de correspondência.(Para mais informações acesse Normas da Revista UNINGÁ Review).

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Declaração de originalidade e Direitos Autorais

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pela RUR é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A RUR oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. 

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO

Os manuscritos submetidos na Revista UNINGÁ Review adotam a implementação total do sistema open access, em que os autores contribuem com parte dos custos da publicação de seus artigos.

Cabe ressaltar que a cobrança só é realizada após a aprovação da publicação, de forma a deixar claro que esta iniciativa não tem nenhuma relação com a avaliação das submissões, que seguirá seu procedimento normal. Ou seja, nada é cobrado pela submissão do artigo.

O valor da taxa de publicação é de R$50,00 por artigo aprovado. Os pagamentos deverão ser feitos através de boleto bancário.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES 

Os artigos são recebidos e passam pelo desk review. Os artigos aceitos após o desk review serão avaliados às cegas por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial. 

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO 

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, no processo de desk review o editor-chefe avaliará o artigo com o sistema CrossCheck

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.