CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA DE ENFERMEIRAS FRENTE A GESTANTE COM HIPERTENSÃO

  • Renata Martins da Silva Pereira UniFOA
  • Ana Paula Guimarães Matos Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Geisilane Aparecida da Silva Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Odete Alves Palmeira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rosane Belo Carvalho de Castro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Resumo

O estudo teve como objetivos descrever a atuação do enfermeiro, frente à gestante hipertensa no seu período de internação; avaliar as práticas e atitudes que contribuem para a assistência à gestante hipertensa de forma efetiva.  Justifica-se a escolha deste tema, por considerar a importância do conhecimento, atitudes e práticas de enfermeiros frente às gestantes hipertensas. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva, utiliza a metodologia do inquérito CAP que visa avaliar o nível de conhecimentos, atitudes e práticas frente a gestante com Hipertensão. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionários, elaborados pelas próprias pesquisadoras, à 17 enfermeiras de duas unidades hospitalares de cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa com o Parecer nº 2.648.568. Os resultados apontaram para um conhecimento satisfatório das enfermeiras sobre a hipertensão e ainda às atitudes e práticas na maioria adequadas e que refletem o que é preconizado pela literatura. Conclui-se que a tríade, ter conhecimento, ter atitudes e práticas corretas, reflete a formação de competências adequadas para o exercício profissional embasado cientificamente e com qualidade e segurança para as gestantes atendidas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e meio Ambiente. Doutoranda do PPGENFBIO da UNIRIO.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
PEREIRA, Renata Martins da Silva et al. CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA DE ENFERMEIRAS FRENTE A GESTANTE COM HIPERTENSÃO. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S6, p. 157-168, set. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2621>. Acesso em: 20 out. 2019.