A RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SOB A ÓTICA FISIOTERAPÊUTICA

  • Marianne Lira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • João Dutra de Araújo Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Cássio Eduardo Soares Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumo

Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) desvela no cenário de formação profissional como uma promissora estratégia, na qual são adotadas metodologias de gestão da clínica ampliada. A atuação da fisioterapia na Atenção Básica a Saúde (ABS) consiste em ações que disseminem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Dentre os públicos, o infantil é frequente. Assim, a brinquedoteca surge como uma possível solução às dificuldades observadas no atendimento das crianças. Objetivo: O presente estudo visa analisar a relevância da implementação de uma brinquedoteca numa UBS sob a ótica fisioterapêutica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o referencial teórico da pesquisa-ação. Analisamos a produção e implementação dos materiais da brinquedoteca, considerando sua relevância fisioterápica. Resultados e Discussão: Como resultados, percebemos a constituição de um espaço alternativo para atendimentos, aumento no quantitativo de crianças frequentando a Unidade Básica de Saúde (UBS), interação da equipe por um objetivo comum e aumento na disponibilidade de materiais para as ações individuais e/ou grupais. Conclusão: Concluímos que a brinquedoteca surge para a fisioterapia na atenção básica como uma possibilidade de introduzir materiais alternativos ao atendimento da criança, potencializando o diálogo e a construção do vínculo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutorando em Saúde Coletiva (UFC); Fisioterapeuta (UFPI).
##submission.authorWithAffiliation##
Doutor em Psicologia (UFRJ); Doutor em Letras (UFMG); Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade.
Publicado
2019-04-05
Como Citar
OLIVEIRA, Marianne Lira de; DE ARAÚJO NETO, João Dutra; SOARES MIRANDA, Cássio Eduardo. A RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SOB A ÓTICA FISIOTERAPÊUTICA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S4, p. 69-76, abr. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2589>. Acesso em: 26 abr. 2019.