prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*

  • ORNELLA PADOVANI
  • MARIA SUELY NOGUEIRA

Resumo

O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
PADOVANI, ORNELLA; NOGUEIRA, MARIA SUELY. prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 36, n. 1, dez. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1103>. Acesso em: 18 ago. 2019.
Seção
Artigos