MONITORAMENTO DE EMISSÕES FUGITIVAS A PARTIR DA CAMADA DE COBERTURA DE ATERRO SANITÁRIO
Palavras-chave:
Câmara de fluxo, Emissões Atmosféricas, Gases de Efeito Estufa, Oxidação Biológica de Metano, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)Resumo
O biogás de aterro sanitário é constituído principalmente por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) (ambos gases de efeito estufa). Estes gases, quando não são devidamente gerenciados, podem ocasionar diversos problemas relacionados à poluição atmosférica, em níveis local e global. Mesmo quando aproveitado (nos casos de recuperação energética, por exemplo), boa parte do biogás gerado no processo de decomposição dos resíduos em aterro sanitário escapa pela camada de cobertura na forma de emissões fugitivas, o que exige medidas de mensuração e mitigação de emissões dessa natureza. Nesse contexto, o presente trabalho teve, como principal objetivo, apresentar os principais aspectos relacionados às emissões fugitivas pela camada de cobertura em aterros e os problemas relacionados aos odores provenientes dessas unidades, bem como os principais métodos de controle e medição de gases dessa natureza. O trabalho de revisão foi elaborado após seleção de artigos científicos em bases de dados comumente utilizadas nas áreas de Saneamento e Geotecnia Ambiental. Além de artigos, também foram pesquisadas teses e dissertações, relatórios, normas e protocolos nacionais e internacionais, leis e comunicações governamentais, referentes à disposição de resíduos sólidos municipais, acordos para mitigação de gases de efeitos estufa (GEE), etc. Por fim, o trabalho traz ainda uma abordagem da situação brasileira tanto no cenário local com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), quanto no âmbito internacional, com a ratificação de metas de emissão de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil na Conferência das Partes (COP) 21, em Paris.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.