DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO ESTUDO BRASILEIRO DO TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Authors

  • PAULA DE SOUZA CARDOSO
  • ANA PAULA MACHADO VELHO

Abstract

O TDAH atinge 5% da população mundial e persiste na idade
adulta em cerca de 65-75% dos casos. No Brasil, calcula-se que
milhares de pessoas sofrem influência desse transtorno em sua
vida, afetando diretamente SUS. Pesquisas podem beneficiar a
população brasileira, pois os sintomas comprometem os indivíduos
em seu aspecto biopsicossocial. Isso posto, investiga-se
quanti-qualitativamente as pesquisas brasileiras, a fim de estimar
os esforços científicos para o avanço da atenção e assistência
à saúde dessa população, e levantar os interesses dos
autores em suas abordagens. A partir de uma revisão sistemática,
aplicou-se critérios de inclusão: artigos em português;
palavras chaves: “transtorno de déficit de atenção”; “hiperatividade”;
“TDAH”; no período de 2010- 2014; país de afiliação:
Brasil; título e resumo relacionados ao tema; base de dado
nacional e internacional. Para sistematização dos dados foi
adotada o método de aglutinação de abordagens, formando
subgrupos temáticos. Como conclusão, o estigma e os equívocos
no diagnóstico e tratamento foram destacados como barreiras
importantes o tratamento do TDAH. Principalmente, os
estudos estão voltados à busca de respostas para o surgimento
do transtorno. Abre-se, desta maneira, possibilidades de pesquisas
exploratórias voltadas para a atenção à saúde desses
indivíduos.

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Published

10-02-2016

How to Cite

CARDOSO, P. D. S., & VELHO, A. P. M. (2016). DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO ESTUDO BRASILEIRO DO TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Uningá Review, 25(2). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1771