DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL: POSSÍVEIS RELAÇÕES CARTOGRÁFICO-SIMBÓLICAS
Abstract
Durante nossas experiências em pediatria observamos que
a criança hospitalizada, família e profissional de enfermagem
têm grandes dificuldades na comunicação e cooperação
no processo de cuidar. E nesta medida, consideramos
que fazer uso de instrumentos sistematizados, valendo-nos
dos diagnósticos de enfermagem, podemos alvitrar novas e
melhores práticas de cuidar. O objetivo do presente estudo
foi identificar os principais diagnósticos correspondentes ao
enfrentamento da criança perante a hospitalização, como
também os diagnósticos relacionados a interação familiar.
A fim de levantar a execução de possíveis práticas para
amenizar a tensão e sofrimento da criança durante o período
da hospitalização. O estudo é de abordagem descritivo
exploratório, de caráter qualitativo, desenvolvido junto a
três crianças hospitalizadas em unidade pediátrica e seus
respectivos familiares, residentes em Sarandi-PR. Os dados
foram coletados no período de outubro de 2013, por meio
de entrevista semiestruturadas, gravadas e transcritas na
íntegra, como também, observação clínica relatadas em
diário de campo. Para analisar as informações foram adotadas
as formas de análise cartográfico-simbólicas do cuidado,
descritas por Teixeira (2008), baseamo-nos em suas
multiextensões cuidativas que envolvem o cuidar do eu, do
outro e da família. Permitindo, nesta medida, de forma
prática e objetiva possibilidades de interferências inventivas
no cuidar.
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