Informações para avaliadores
Orientações antes de aceitar avaliar o manuscrito
- Apenas revisar manuscritos de sua área de conhecimento.
- Informar potencial conflito de interesse para com o manuscrito.
- Tecer comentários construtivos e fazer apontamentos com o intuito de esclarecer aquilo que, em sua concepção, ficou faltando.
- Recusar avaliar se os conhecimentos exigidos fogem ao seu campo de atuação, quando há envolvimento no estudo em questão (seja direta ou indiretamente) ou em caso de o manuscrito ser muito similar ao trabalho que o avaliador deseja produzir.
- Disponibilizar-se para realizar as avaliações subsequentes do manuscrito.
- Não compartilhar e nem usar informações obtidas durante o processo de avaliação do manuscrito.
- Não se deixar influenciar pela origem do manuscrito, ou seja, pela nacionalidade do autor, por questões religiosas, de gênero ou demais características que por alguma razão enviesam a leitura do trabalho.
Orientações durante o processo de avaliação
- Retornar a avaliação em tempo hábil. Se houver necessidade de prorrogação de prazo para realizar a tarefa, comunicar ao periódico.
- Se perceber tardiamente que o manuscrito em avaliação apresenta qualquer tipo de conflito de interesse, entrar imediatamente em contato com a revista.
- Seguir estritamente as políticas editoriais do periódico.
- Fazer a avaliação por si só, sem envolver outros pesquisadores ou acadêmicos.
- Notificar prontamente ao periódico se forem constatadas irregularidades, tais como aspectos éticos ou dupla submissão do manuscrito.
- Evitar contato com os autores sem ser por meio do periódico.
- Não sugerir a inclusão de citações/referências de seu próprio trabalho ou de colegas.
- Não alterar ideias do texto nem a escrita, sendo permitida a sugestão de redação por meio de comentários (em caixa de texto no próprio arquivo ou em documento à parte).
Orientações para elaboração do relatório de avaliação
- Redigir comentários amplos para o editor-chefe, os quais contemplem relevância do manuscrito e possível impacto dessa publicação, de forma a deixar explícita a sua decisão, a citar:
- Correções obrigatórias: quando o avaliador acredita que o manuscrito é relevante e existe potencial para publicação, no entanto são necessárias adequações, assim, o avaliador indica que tais correções sejam realizadas no trabalho de modo obrigatório.
- Rejeitar: quando o avaliador averiguar ausência de ineditismo, impossibilidade de melhorar o manuscrito, seja redação, conteúdo ou critério científico, sem relevância ao meio acadêmico.
- Aprovar: quando o avaliador julgar que nenhuma alteração a mais precisa ser feita, o manuscrito está apto para ser publicado.