Informações para avaliadores

Orientações antes de aceitar avaliar o manuscrito

  • Apenas revisar manuscritos de sua área de conhecimento.
  • Informar potencial conflito de interesse para com o manuscrito.
  • Tecer comentários construtivos e fazer apontamentos com o intuito de esclarecer aquilo que, em sua concepção, ficou faltando.
  • Recusar avaliar se os conhecimentos exigidos fogem ao seu campo de atuação, quando há envolvimento no estudo em questão (seja direta ou indiretamente) ou em caso de o manuscrito ser muito similar ao trabalho que o avaliador deseja produzir.    
  • Disponibilizar-se para realizar as avaliações subsequentes do manuscrito.
  • Não compartilhar e nem usar informações obtidas durante o processo de avaliação do manuscrito.
  • Não se deixar influenciar pela origem do manuscrito, ou seja, pela nacionalidade do autor, por questões religiosas, de gênero ou demais características que por alguma razão enviesam a leitura do trabalho.

Orientações durante o processo de avaliação

  • Retornar a avaliação em tempo hábil. Se houver necessidade de prorrogação de prazo para realizar a tarefa, comunicar ao periódico.
  • Se perceber tardiamente que o manuscrito em avaliação apresenta qualquer tipo de conflito de interesse, entrar imediatamente em contato com a revista.
  • Seguir estritamente as políticas editoriais do periódico.
  • Fazer a avaliação por si só, sem envolver outros pesquisadores ou acadêmicos.
  • Notificar prontamente ao periódico se forem constatadas irregularidades, tais como aspectos éticos ou dupla submissão do manuscrito.
  • Evitar contato com os autores sem ser por meio do periódico.
  • Não sugerir a inclusão de citações/referências de seu próprio trabalho ou de colegas.
  • Não alterar ideias do texto nem a escrita, sendo permitida a sugestão de redação por meio de comentários (em caixa de texto no próprio arquivo ou em documento à parte).

Orientações para elaboração do relatório de avaliação

  • Redigir comentários amplos para o editor-chefe, os quais contemplem relevância do manuscrito e possível impacto dessa publicação, de forma a deixar explícita a sua decisão, a citar:
  1. Correções obrigatórias: quando o avaliador acredita que o manuscrito é relevante e existe potencial para publicação, no entanto são necessárias adequações, assim, o avaliador indica que tais correções sejam realizadas no trabalho de modo obrigatório.
  2. Rejeitar: quando o avaliador averiguar ausência de ineditismo, impossibilidade de melhorar o manuscrito, seja redação, conteúdo ou critério científico, sem relevância ao meio acadêmico.
  3. Aprovar: quando o avaliador julgar que nenhuma alteração a mais precisa ser feita, o manuscrito está apto para ser publicado.