EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: INCLUSÃO SÓCIOCULTURAL ATRAVÉS DO CANTO ORFEÔNICO (CORAL)

Autores

  • LUCIA HELENA FARIAS BEZERRA RIBEIRO

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ980

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar a Educação Não-Formal como inclusão
sóciocultural, sendo que o modelo utilizado para este tipo de educação foi o canto
orfeônico (coral) como ferramenta de sociabilização, arte e cultura. O grupo orfeônico
demonstrado como exemplo neste trabalho existe há 27 anos, originário da zona norte
de SP e denominado “Ecoart”, tendo como filosofia propriciar a seus integrantes
qualidade de vida, influenciando-os na apreciação artística e motivação social,
independente de faixa etária, condição cultural e escolar ou financeira. Desta forma fica
caracterizado que este modelo de educação não-formal auxilia a construção da
cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte e à informação. Os dados
apresentados foram colhidos por meio de apresentações públicas assistidas pela autora e
também por entrevistas feitas com alguns coralistas e com a regente do coro. A
abordagem metodológica é um estudo qualitativo de caráter exploratório combinado
com a história oral. O embasamento teórico para educação não-formal tem como autor
principal Gohn.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

RIBEIRO, L. H. F. B. (2011). EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: INCLUSÃO SÓCIOCULTURAL ATRAVÉS DO CANTO ORFEÔNICO (CORAL). Revista Uningá, 30(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ980

Edição

Seção

Ciências da Saúde