Estudo dos indicadores de risco para deficiência auditiva em neonatos que falharam na primeira avaliação de emissão otoacústica evocada por estímulo transiente

Autores

  • JAQUELINE MEDEIROS MELLO
  • RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA ROCHA
  • VALTER AUGUSTO DELLA ROSA
  • ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.21.eUJ827

Resumo

O objetivo do presente estudo foi correlacionar os
indicadores de risco para deficiência auditiva com os achados de emissão
otoacústica evocada por estímulo transiente (EOA-T). Foi realizado um
estudo retrospectivo longitudinal com os protocolos de 286 neonatos no
período de maio a dezembro de 2007, sendo 139 do gênero masculino e
147 do gênero feminino, nascidos no Hospital Universitário de Maringá
(HUM). Os 286 neonatos foram submetidos à TAN por meio de emissão
otoacústica evocada por estímulo transiente (EOA-T) e reflexo cócleopalpebral
(RCP). Os resultados demonstraram que dos 286 neonatos
avaliados na maternidade 120 (41,91%) apresentaram pelo menos um
indicador de risco para DA. Os indicadores de risco mais observados na
primeira avaliação foram: prematuridade em 61 (21,32%); história
familiar de DA em 18 (6,29%) e permanência na UTI em 12 (4,19%). Os indicadores de risco mais observados na segunda avaliação foram:
prematuridade em 27 (42,18%); história familiar de DA em 4 (6,25%) e
permanência na UTI 4 (6,25%). A prevalência de indicadores de risco
para DA ocorreu com predomínio nos neonatos da segunda avaliação.
Tais resultados sublinham a importância de se investigar os indicadores
de risco para a DA, já que foi observada grande quantidade de indicadores
de risco em uma população proveniente de berçário comum

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Publicado

2009-09-21

Como Citar

MELLO, J. M., ROCHA, R. D. C. D. O., ROSA, V. A. D., & MORAES, A. M. S. M. D. (2009). Estudo dos indicadores de risco para deficiência auditiva em neonatos que falharam na primeira avaliação de emissão otoacústica evocada por estímulo transiente. Revista Uningá, 21(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.21.eUJ827

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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