Saúde vocal do professor: conhecimentos e informações sobre o uso da voz entre profissionais
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.19.eUJ753Resumo
Objetivo: realizar um estudo exploratório, a fim de obter
informações sobre os conhecimentos de saúde vocal de professores de
duas escolas públicas do município de Piracicaba, SP, e levantar dados
para a implementação de estratégias preventivas. Métodos: a amostra foi
composta por 17 professores e a coleta dos dados foi feita por meio de
entrevistas. Os dados foram analisados por meio de análise estatística
descritiva e apresentados em tabelas de freqüência. Resultados: dentre os
professores entrevistados, 16 (94,1%) eram do sexo feminino e a maioria
apresentava um ou mais sintomas de problemas vocais, sendo que 11
(64,7%) relataram apresentar problemas de voz há mais de 3 anos e
apenas 4 (23,5%) praticavam algum hábito de higiene vocal. Embora a
grande maioria dos entrevistados já tenha tido, em algum momento,
contato com fontes de conhecimentos sobre cuidados da voz, todos
almejavam receber informações sobre cuidados com a voz e ações
educativas mais próximas do seu local de trabalho. Conclusão: a minoria
dos professores apresentava conhecimentos e informações satisfatórios
relativos a hábitos saudáveis em higiene vocal. Recomenda-se o estímulo
à parceria entre profissionais da saúde e da educação para promover
transformações e benefícios à saúde vocal do professor.
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