Resposta imune humoral anti-SARS-CoV-2 para diferentes cepas virais após vacinação completa com Sinovac-CoronaVac e Oxford/AstraZeneca (ChAdOx1-S) em uma população de trabalhadores da saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.61.eUJ4570Palavras-chave:
Anticorpos neutralizantes, ChAdOx1 nCoV-19, CoronaVac, SARS-CoV-2, vacinas contra Covid-19.Resumo
A Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma síndrome respiratória global com altas taxas de mortalidade. A vacinação é atualmente o único método comprovado para prevenir a doença, embora o papel dos dados laboratoriais na avaliação da eficácia ainda seja incerto. Este estudo teve como objetivo avaliar os níveis de anticorpos anti-spike e anticorpos neutralizantes após a vacinação completa com Oxford/AstraZeneca (ChAdOx1 nCoV-19) ou CoronaVac em profissionais de saúde no sudeste do Brasil. ChAdOx1 nCoV-19 e CoronaVac induziram anticorpos IgG contra glicoproteína spike (S) em 99,5% e 80,9% dos indivíduos, respectivamente. Anticorpos neutralizantes foram produzidos contra dois grupos de cepas virais: grupo de variantes 1 (Wuhan-Hu-1, Alfa) e grupo de variantes 2 (Beta, Gama), com taxas de neutralização de 88,3% e de 78,2% para ChAdOx1 nCoV-19, de 68,1% e de 48,9% para CoronaVac. Não foram encontradas associações entre os níveis de neutralização e de comorbidades, de idade ou de efeitos colaterais. Observou-se correlação positiva entre as concentrações de anticorpos IgG contra glicoproteínas spike (S) e os níveis de neutralização para ambas as vacinas e as variantes. Estes resultados indicam que ambas as vacinas induziram níveis razoáveis de anticorpos neutralizantes contra variantes do grupo 1, mas apenas ChAdOx1 nCoV-19 manteve níveis aceitáveis contra uma cepa variante. O estudo sugere que a avaliação das respostas vacinais a diferentes cepas patogênicas pode auxiliar no gerenciamento das preocupações da força de trabalho em saúde e melhorar a seleção de vacinas para pacientes específicos, melhorando, assim, as estratégias gerais de vacinação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Uningá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.