Conhecimento e cuidados de utilização sobre fotoativação de restaurações com resina composta por estudantes de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.61.eUJ4529Palavras-chave:
Educação em Odontologia, polimerização, resinas compostas.Resumo
A resina composta é um material versátil utilizado para a realização de vários procedimentos clínicos em Odontologia cujo uso já está consolidado nesse meio. O sucesso clínico das restaurações adesivas está diretamente relacionado ao conhecimento das propriedades do material restaurador e dos fatores relacionados à unidade fotoativadora, dentre outros. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento sobre as características técnicas dos aparelhos fotoativadores e as condutas de utilização e manutenção adotadas por estudantes de graduação em Odontologia. Foram entrevistados 230 estudantes que responderam a um questionário com seis perguntas relacionadas aos dados técnicos, ao uso e à manutenção dos aparelhos fotoativadores. Do total de participantes, a maioria era estudantes de instituições privadas de ensino, cursando os últimos dois anos. Com 59,1% os que não conheciam a irradiância ideal para fotoativar uma restauração com resina composta, sendo 73,0% que tomavam o cuidado de posicionar o aparelho fotoativador o mais próximo possível da restauração e 42,6% seguiam o tempo de fotoativação recomendado por livros e textos teóricos. Quanto ao uso e manutenção do aparelho, foram 50,4% que utilizavam o protetor acoplado ao aparelho fotoativador, com 57,4% que empregavam a barreira de segurança e 63,0% higienizavam a ponta óptica após utilização. A avaliação sugere que o conhecimento dos estudantes sobre o tema "fotoativação de materiais resinosos" é incompleto. Sendo assim, infere-se que os estudantes têm boa compreensão acerca dos cuidados de biossegurança com a utilização dos fotoativadores, porém faz-se necessário maior conhecimento sobre os aspectos técnicos e clínicos dos aparelhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Uningá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.