Efeito da fisioterapia aquática na marcha e no equilíbrio em pacientes com acidente vascular cerebral: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.59.eUJ4134Palavras-chave:
Ambiente aquático, AVC, equilíbrio, marchaResumo
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de óbitos e incapacidades físicas no Brasil e no mundo. Sendo causada por uma interrupção do fluxo cerebral vascular, é capaz de levar o indivíduo a óbito ou gerar quadros de incapacidades funcionais. A fisioterapia aquática vem demonstrando grandes resultados para a reabilitação desses pacientes, o que é propiciado pelas propriedades físicas da água, que são capazes de proporcionar alívio de dores e relaxamento muscular, facilitando assim a deambulação. Desta forma, este trabalho teve como objetivo revisar artigos publicados a fim de relatar os efeitos da terapia aquática como um recurso fisioterapêutico na marcha e o equilíbrio de pacientes com AVC. Para tal, foi realizada uma revisão de artigos nas bases de dados eletrônicas PubMed e PEDro e oito artigos foram escolhidos, após considerar os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostraram que este recurso fisioterapêutico proporciona benefícios nos aspectos funcionais, qualidade da marcha, velocidade, equilíbrio estático e dinâmico de pacientes com AVC, comprovando a eficácia da hidroterapia nesses indivíduos. Ainda, a pesquisa bibliográfica permitiu observar que a técnica surte efeitos quando utilizada de forma a substituir ou adicional aos métodos convencionais de terapia de solo. Diante dos bons resultados obtidos, verifica-se que a técnica pode ser utilizada para tratar um paciente com AVC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Uningá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.