PERCORRENDO CAMINHOS: ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E/OU OUTRAS DROGAS DURANTE CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3950Palavras-chave:
Álcool, assistência pré-natal, drogas ilícitas, gestação de alto risco, Sistema Único de SaúdeResumo
O cuidado oferecido durante a gravidez, parto e pós-parto ocorrem de acordo com fatores de risco gestacional, tais como o uso de álcool e/ou outras drogas por mulheres grávidas. O objetivo do presente estudo foi traçar o itinerário terapêutico de gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas na rede de saúde de uma cidade no centro-norte do estado do Paraná. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, feito através de entrevistas individuais. Inicialmente, os itinerários terapêuticos foram construídos e, após, os discursos foram analisados segundo Bardin e discutidos com a ajuda da literatura atual. Em relação ao itinerário terapêutico, as entrevistadas acessaram os serviços de atenção primária, do pré-natal de alto risco e hospitalar. Os resultados identificaram duas categorias: Considerações sobre o uso de álcool e drogas na gravidez e Potencialidades e fragilidades dos pontos de atenção da rede de saúde. Das declarações, emergiram prováveis implicações biológicas e sociais do uso de substâncias psicoativas durante a gravidez, tais como complicações na gravidez, alterações fetais e perda dos direitos legais sobre as crianças. Quanto aos pontos de atenção, a importância da multiprofissionalidade e o papel da enfermagem foram destacados. Por outro lado, a desarticulação da rede e a inaptidão dos profissionais, devido a comentários inadequados e falta de orientação, aparece como fragilidade. Concluiu-se que é necessário dar seguimento integral às gestantes e puérperas que usam álcool e drogas, com articulação da rede de saúde e com profissionais livres de julgamentos para prestar os cuidados adequados às demandas biopsicossociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA UNINGÁ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.