INFLUÊNCIA DA MODIFICAÇÃO DA BASE DE COLAGEM E DA CONTAMINAÇÃO SALIVAR NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE TUBOS ORTODÔNTICOS COLADOS AO ESMALTE HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3657Palavras-chave:
Colagem dentária, má oclusão, Ortodontia, resistência ao cisalhamentoResumo
O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar e comparar a resistência de união ao cisalhamento de tubos ortodônticos convencionais e modificados, colados às superfícies de esmalte secas e contaminadas com saliva. A amostra foi composta por 40 molares humanos, os quais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, de acordo com a base de colagem e a presença ou não de contaminação salivar: no grupo BC foram utilizados os tubos ortodônticos com base convencional e sem contaminação salivar, ao grupo BC-S foi adicionada a simulação da contaminação salivar, no grupo BM foram utilizados tubos ortodônticos modificados pela inclusão de malha metálica soldada em sua base e sem contaminação salivar, e ao grupo BM-S foi adicionada a presença da contaminação salivar. O teste de resistência de união ao cisalhamento (Ru) foi realizado em máquina de ensaios mecânicos universal e a análise do índice de remanescente adesivo (IRA) por meio de Microscopia Óptica. Para análise dos dados de Ru foi utilizada Análise de Variância a dois critérios (ANOVA), seguido do Teste de Tukey, ao nível de significância estatística de 5%. Os resultados do IRA foram analisados descritivamente. Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quanto à Ru (p<0,05). A presença de contaminação salivar interferiu negativamente apenas no comportamento dos tubos convencionais (p<0,05). Os valores de resistência de união ao cisalhamento não aumentaram em função do aumento da área dos tubos ortodônticos. Com relação à contaminação salivar, esta influenciou negativamente os valores de Ru apenas quando foram utilizados tubos convencionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA UNINGÁ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.