A Indústria Cultural: considerações sobre a utilização da arte, pela mídia, como instrumento de alienação e massificação∗
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.1.eUJ342Resumo
Indústria Cultural é um termo utilizado por Adorno e Horkheimer (1985) para
designar uma cultura comprometida com os mecanismos da sociedade industrial. Na
visão desses autores, o objetivo dessa indústria é massificar a cultura, através da
produção em série, destituindo da arte o seu caráter emancipatório, alienando os
indivíduos, através de programas televisivos, do rádio e da música. Esses instrumentos
de comunicação são sempre direcionados pela mídia, induzindo ao consumo de uma
forma aliciadora e acrítica.
O objetivo deste texto é discorrer um pouco sobre esses argumentos, tentando
evidenciar tais ocorrências. Para isso, fundamentamos alguns pressupostos sob a luz dos
frankfurtianos Adorno e Horkheimer e apresentamos a letra da canção “Dormi na
praça”. Essa canção é interpretada pela dupla sertaneja Bruno e Marroni e apresenta um
alto índice de aceitação pela maioria da população brasileira, tornando-se um grande
sucesso nacional, recorde de bilheteria em shows e vendagem de discos no ano de 2001.
A partir dessas discussões, podemos perceber que, além de utilizar a arte como
mercadoria, a indústria cultural consegue inculcar nas pessoas, através dessa
mercadoria, a ideologia dominante da sociedade capitalista. Percebemos, ainda, que a
educação desempenha um papel importante no resgate e na humanização do sujeito.
Para que isso aconteça, ela deve atentar para a consciência dos indivíduos desvendando
aquilo que é disfarçado ou ocultado pela indústria cultural.
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